Eventos

9º Congresso Internacional de Gestão de Riscos

01 e 02 de outubro de 2019 - Centro Fecomercio de Eventos SP

9º Congresso Internacional de Gestão de Riscos

Objetivo: Debater perspectivas e estratégias para a gestão de riscos em Instituições Financeiras. 

Público: Participantes de instituições financeiras, seguradoras, previdências, consultorias, órgãos de regulação local e internacional. Executivos das áreas de auditoria interna, compliance, gestão de riscos, controles internos, treinamento e desenvolvimento.

08h00

Credenciamento

Foyer 1º andar

09h00

Abertura e Painel 1: Agenda Regulatória: Avanços realizados e expectativas

Auditório 1

Murilo Portugal (Palestrante) Presidente Executivo, FEBRABANIniciou sua carreira em 1973 ao ingressar no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Foi assessor na Casa Civil, de 1981 a 1985, e chefe da Assessoria Econômica da Secretaria Geral da Presidência da República entre 1990 e 1992. No cargo, coordenou o programa federal de desregulamentação. De 1992 a 1996, foi secretário do Tesouro Nacional. Em 1996, assumiu o posto de diretor executivo do Banco Mundial. Em 1998 tornou-se Diretor Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em 2005 retornou ao Brasil para ocupar a secretaria executiva do Ministério da Fazenda onde ficou até março de 2006. Em dezembro de 2006, se tornou vice-diretor geral do FMI. Em março de 2011 deixou o posto no FMI para se tornar o 14º presidente da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Desde 2012 também é presidente da Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF Brasil. Murilo Portugal Filho é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, tem diploma em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Cambridge e é mestre em Economia pela Universidade de Manchester, Inglaterra.
Otávio Damaso (Palestrante) Diretor de Regulação, Banco Central do BrasilOtávio Damaso é Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil. Já ocupou os cargos de Chefe de Gabinete do Presidente do Banco Central e de Secretário-Adjunto de Política Econômica no Ministério da Fazenda. Presidiu os Conselhos de Administração da Caixa Econômica Federal, do IRB Brasil RE e do Banco do Estado do Ceará. Formado em Economia na Universidade de Brasília, é funcionário de carreira do Banco Central desde 1998.

10h00

Coffee Break

Foyer 1º andar

10h30

Painel 2: Conclusão das Reformas de Basileia III: Perspectiva de implementação no Brasil e Principais Desafios

Auditório 1

Ricardo Moura (Palestrante) Chefe do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial, Banco Central do BrasilRicardo Moura é chefe do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central do Brasil. Foi membro da secretaria do Financial Stability Board no BIS em Basileia e antes disso, secretário-executivo do Comitê de Estabilidade Financeira do Banco Central. Exerceu várias funções nas área da dívida externa e da administração das reservas internacionais no Banco Central e no Tesouro Nacional. No setor privado trabalhou na área de originação de dívida nos Bancos BNP Paribas e ABN Amro.

11h30

Painel 3: Regulamentação Contábil Aplicável ao SFN: publicações recentes e projetos em desenvolvimento.

Auditório 1

Uverlan Primo (Palestrante) Consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro, Banco Central do BrasilUverlan Rodrigues Primo é Consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (DENOR). É economista e contador. Mestre e doutor em contabilidade. Servidor de carreira do Banco Central desde 1994, onde já atuou na áreas de Organização do Sistema Financeiro, de Supervisão e de Regulação. Atualmente representa o Brasil na Subcomissão de Demonstrações Contábeis do Subgrupo Financeiro do Mercosul.
Reinaldo Oliari (Palestrante) Sócio de auditoria e advisory, DeloitteOliari é sócio de auditoria e advisory da Deloitte no Brasil, membro do Global Capital Markets Group em São Paulo. Possui mais de 14 anos de experiência na área auditoria e consultoria, atendendo a várias companhias públicas e privadas de diversos segmentos, principalmente indústria financeira. Atuou por 2 anos como gerente no time de especialistas em instrumentos financeiros no escritório de Londres da Deloitte e diversas transações no mercado de capitais de bancos internacionais. Vasta experiência na prestação de serviços para grandes grupos locais e globais em empresas de diversos ramos, como financeiro, manufatura, varejo e infraestrutura. Líder de dezenas de projetos de implementação da IFRS 9, inclusive bancos de grande porte. Sólida experiência em auditoria e implantação de controles internos no padrão SOX. Formado em ciências contábeis pela USP e MBA pela Brazilian Business School.
Rodrigo Morais (Moderador) Diretor Setorial da Comissão para Assuntos Contábeis, FEBRABAN e Superintendente de Finanças, Itaú UnibancoRodrigo Andrade de Morais é atualmente Diretor Setorial da Comissão para Assuntos Contábeis da FEBRABAN e Superintendente de Finanças do Itaú Unibanco. É membro do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis e do Conselho Fiscal da FEBRABAN, IRB Brasil RE e das Fundações do Itaú Unibanco. Foi membro do SAG – Senior Accounting Group do Institute of Internacional Finance (IIF) e hoje é representante técnico do GLASS nas reuniões do ASAF - Accounting Standards Advisory Forum (ASAF), onde tem a oportunidade de participar nas discussões das normas internacionais emitidas pelo IASB - International Accounting Standards Board. Indicado pela diretoria do IIRC, atua no IR Framework Panel. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Mackenzie e com MBA em Gestão Financeira e Risco pela USP – Universidade de São Paulo, é certificado em IFRS pelo Institute of Chartered Accounts in England and Wales.

12h45

Almoço

Restaurante - Térreo

14h00

Painel 4: Incorporating Risk-Based Analytics and Decision Making into the Forecast

Auditório 1

JL Drew (Palestrante) Diretor, Quantitative Risk Management, Inc.JL Drew, CPA é Diretor da Quantitative Risk Management (QRM) com mais de 15 anos de experiência. Atualmente, é consultor líder em testes de estresse e compromissos CECL / IFRS 9. Antes de ingressar na QRM, trabalhou como consultor sênior de gerenciamento de risco no Federal Reserve Bank de Chicago, onde fazia parte da equipe dedicada do CCAR. JL iniciou sua carreira na Deloitte e obteve seu MBA na Kellogg School of Management da Northwestern.
Jaime Nakata (Moderador) Superintendente Geral de Finanças, Banco Safra e Diretor Adjunto da Comissão de Assuntos Contábeis, FEBRABANSuperintendente Geral de Finanças e Diretor Adjunto da Comissão de Assuntos Contábeis da Febraban. Responsável pela área de políticas contábeis e regulatórias e validação do ICAAP do Banco Safra.

Painel 5: Gestão de Riscos de Terceiros

Auditório 2

João Herculano (Palestrante) Sócio, EY
Gerson Eduardo de Oliveira (Moderador) Diretor de Gestão de Riscos, Banco do Brasil

15h00

Painel 6: IFRS9 – Desafios da Integração na Gestão

Auditório 1

Mariano Ruiz Fuentes (Palestrante) Sócio, Management SolutionsEspecialista em Riscos, Capital, Finanças e Data Quality, responsável por implantações de IFRS9 em instituições internacionais e locais. Formado como Contador Público na Argentina pela “Universidad de Buenos Aires – UBA”. É responsável pela prática de Riscos e Capital na Management Solutions Brasil, começou sua carreira na indústria financeira faz 19 anos e na MS desde 2008. Possui amplo e consolidado expertise nos âmbitos de risco de crédito e cálculo de capital (indústria financeira e asseguradora). Colabora nestes âmbitos com as principais instituições financeiras em Europa e América Latina, destacando os processos de adaptação às normas de IFRS9, RDA (BCBS 239), BIS II e Solvencia.

Painel 7: Apetite a Riscos: definição e acompanhamento pelo Conselho de Administração

Auditório 2

16h00

Coffee Break

Foyer 1º andar

16h30

Painel 8: Ativos Problemáticos: Conceituação normativa e expectativa da indústria

Auditório 1

Valter Borges de Araujo Neto (Palestrante) Chefe de Subunidade do Departamento de Gestão Estratégica, Integração e Suporte da Fiscalização, Banco Central do BrasilValter Borges é graduado em ciência da computação e Mestre em Economia. Atua como Short Term Expert no Fundo Monetário Internacional, como especialista em supervisão baseada em risco e em risco de crédito. É servidor do Banco Central do Brasil (BCB), tendo sempre atuado na Supervisão Prudencial, seja como supervisor de instituição sistemicamente importante seja como especialista em risco de crédito. Atualmente Chefia a Divisão Especializada em Risco de Crédito do Departamento de Gestão Estratégica, Integração e Suporte da Supervisão no BCB.
Rui Cabral (Palestrante) Sócio, EY Rui é Gerente Sênior de Risco na EY Advisory Serviços Financeiros. Possui mais de 10 anos em consultoria e experiência em consultoria para instituições financeiras. Antes de ingressar na EY, Rui trabalhou na KPMG Advisory Portugal. Esteve envolvido em grandes projetos transformacionais de Risco, Basiléia II e Solvência II com as principais instituições de serviços financeiros em Portugal e no Brasil. Rui é bacharel em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa – ISEG, Portugal e possui Mestrado em Economia pela Birkbeck College de Londres.
Eduardo Monteoliva (Moderador) Coordenador da Subcomissão de Risco de Crédito e Capital da FEBRABAN e Gerente de Controle de Riscos do Itaú UnibancoEduardo acompanha, nacional e internacionalmente, todas as normas vigentes e propostas de alteração na regulação nas principais jurisdições e no bis, responsável pelas divulgações de capital ao mercado e aos reguladores. Possui longa experiência em risco de crédito e em projetos de implantação de Basileia e de modelos internos de risco de crédito. Participa de diversos grupos de trabalho de discussão regulatória e é coordenador da subcomissão de risco de crédito e capital na FEBRABAN.

18h00

Coquetel de Confraternização

Foyer 1º andar

09h00

Painel 9: Indicador Padronizado das Operações de Crédito (IPOC) – Implementação e Expectativas da Supervisão

Auditório 1

Rogério Rabelo (Palestrante) Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro, Banco Central do Brasil
Marlos Araujo (Moderador) Diretor Adjunto da Comissão de Riscos, FEBRABAN e Diretor Departamental, Banco BradescoIniciou a carreira no Banco Bradesco em abril de 1999, sendo, em dezembro de 2009, promovido ao cargo de Superintendente Executivo e, em março de 2013, eleito Diretor Departamental, em setembro de 2017 eleito Membro do Comitê de Controles Internos e Compliance e Membro do Comitê de Gestão Integrada de Riscos e Alocação de Capital. Atualmente é Membro da Mesa Regedora da Fundação Bradesco e Membro Suplente do Conselho Fiscal do Top Clube Bradesco, Segurança, Educação e Assistência Social. É graduado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade pela Universidade de São Paulo.

10h00

Coffee Break

Foyer 1º andar

10h30

Painel 10: The Changing Landscape of Model Validation

Auditório 1

Painel 11: Sandbox Regulatorio

Auditório 2

Antonio Marcos Fonte Guimarães (Palestrante) Chefe de Subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro, Banco Central do BrasilAntonio Marcos Fonte Guimarães é Engenheiro Mecânico; Advogado, Mestre Em Economia pela Universidade de Brasilia; Mestrando Em Direito pelo Uniceub; pós-graduado em Métodos Quantitativos pela Universidade de Brasília e pós-graduado em Auditoria Contábil pela Universidade de Brasília. Trabalhou por 14 anos na supervisão do Banco Central do Brasil e atua há 7 anos no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro, especialmente em temas relacionados a inovações financeiras.
Rodrigo Mendes (Moderador) Sócio líder da área de Risk Advisory, Deloitte Sócio líder da área de Risk Advisory da Deloitte para o mercado financeiro com mais de 20 anos de experiência em trabalhos de Gestão de Riscos Cibernéticos, Operacionais, Crédito, Mercado e Regulatório. Realizou também projetos de apoio na implementação de requerimentos de Basiléia II / Solvência, Seção 44 da Lei Sarbanes-Oxley, revisões de controles internos, Auditoria Interna, “due diligence” e revisões de sistemas. É Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da USP/SP e possuí Pós-Graduação e Especialização em Administração de Instituições Financeiras - Banking pela FGV – SP.

11h30

Painel 12: Risco de Taxa de Juros da Carteira Banking (IRRBB): Visão da Supervisão - modelo padronizado

Auditório 1

Eduardo Vieira dos Santos Paiva (Palestrante) Banco Central do Brasil

Painel 13: Risco de Modelo

Auditório 2

Renato Fiorini (Palestrante) Head de Risco para a America Latina, SASRenato Fiorini, Head de Risco do SAS para America Latina, é um executivo com 17 anos de experiencia em gestão de riscos, tendo atuado diretamente ou provendo consultoria em varios dos maiores bancos da America Latina. Esta à frente do SAS Risk Business Consulting Latam desde 2015. Possui mestrado em economia pela FGV.
Bruno Costa de Paula (Moderador) Superintendente de Riscos, Banco Santander

12h30

Almoço

Restaurante - Térreo

14h00

Painel 14: FRTB, it is not only about regulation

Auditório 1

Orlando Sampaio (Palestrante) Global Product Manager, AxiomSLOrlando posssui amplo conhecimento em bancos e finanças, com mais de 25 anos de experiência. Ocupou cargos em gerenciamento de risco e finanças para bancos, fundos de pensão e empresas de geração de energia. É especialista em requisitos regulatórios, mapeamento de riscos, gerenciamento de capital, desenvolvimento e validação de modelos. Orlando possui Mestrado em Gestão Internacional, MBA e graduação em Engenharia Mecânica. Atualmente, é chefe de produto da América Latina na AxiomSL.
Affonso Taciro (Moderador) Superintendente Executivo de Risco de Mercado e Liquidez, Banco BradescoMembro fundador da Sociedade Brasileira de Finanças, Mestre em Modelagem Matemática em Finanças pela FEA/IME da Universidade de São Paulo e estatístico formado pelo Instituto de Matemática e Estatística da mesma universidade. Superintendente Executivo de Risco de Mercado e Liquidez do Banco Bradesco com experiência de mais 25 anos em assuntos de riscos, tendo atuado em diversas instituições financeiras.

Painel 15: Risco de Contágio – Escopo e Implementação para os segmentos S1 ao S4: Expectativa da Supervisão

Auditório 2

André Moura Cintra Goulart (Palestrante) Coordenador da Equipe de Análise Econômico-Financeira, Estratégia e Risco de Contágio na Supervisão Bancária do Banco Central do BrasilDoutor e mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP, e administrador de empresas, também pela FEA-USP. Atuação profissional, desde 1998, no Banco Central do Brasil, na área de Supervisão Bancária, onde exerce atualmente a função de Coordenador da Equipe de Análise Econômico-Financeira, Estratégia e Risco de Contágio na Gerência de Equipes Especializadas do Departamento de Gestão Estratégica, Integração e Suporte da Fiscalização do Banco Central.
Marcelo Golovaty (Moderador) Superintendente de Gestão de Riscos, Banco Santander

15h00

Coffee Break

Foyer 1º andar

15h30

Painel 16: Gerenciando Risco na jornada da transformação digital

Auditório 1

Jefferson Umebara Pelegrini (Palestrante) Coordenador do Departamento de Supervisão Bancária, Banco Central do Brasil
Raphael Melo (Palestrante) Fundador e COO, idwallRaphael Melo, fundador e COO da idwall, empresa que propõe soluções integradas que utilizam técnicas de machine learning e processamento de imagens para verificar documentos e informações pessoais a partir de consultas em bases públicas e privadas. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unicamp, atuou na área de arquitetura de solução no Banco Original. Em 2018, foi selecionado pela Forbes Brasil como um dos jovens mais inovadores do mundo na lista Forbes 30 under 30.
Nuno Pires (Palestrante) Senior Vice President Global Strategy Accounts, FeedZaiNuno Pires é Executivo de vendas sênior com 20 anos de experiência nas indústrias de tecnologia e software. Nuno entrou para a Feedzai em 2012 e, desde então, ajudou a expansão da empresa nas regiões dos EUA, EMEA e LATAM. Antes de ingressar na Feedzai, Nuno ocupou cargos de vendas em empresas como Qlick e SAS, levando-as ao crescimento de participação de mercado.

17h30

Encerramento

Auditório 1

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A inscrição contempla: material do congresso, almoço e coffee breaks durante a realização do evento.

Não inclui estacionamento.

Para segurança dos participantes e do evento será exigida a apresentação de um documento com foto na retirada da credencial. A credencial é pessoal e intransferível.

É de responsabilidade do participante o cuidado com seus objetos pessoais, tais como aparelhos eletrônicos, bolsas e pastas, por isso a recomendação é não deixar os pertences fora do seu campo de visão. Como não promove a guarda de bens, a organização do evento não se responsabiliza pela perda ou furto de objetos pessoais dos participantes.

A cada 10 inscrições da mesma categoria a 11ª é gratuita, válidas somente para compras em lote com 10 ou mais inscrições.

Este congresso pontuará 12,5 pontos para o EPC de acordo com a NBCPG 12(R1).

 

OPÇÕES DE PAGAMENTO

Boleto Bancário e Cartões de Crédito Nacionais e Internacionais

Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ)

A Nota Fiscal será rmitida após o recebimento do pagamento.

IMPOSTOS: Por determinação da lei 12.741/2012, informamos o percentual dos tributos incidentes: 12,6% (ISS Municipal 5% - COFINS Federal 7,6%)

 

REEMBOLSO E CANCELAMENTO

Os pedidos de cancelamento de inscrições devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 5 dias úteis antes da realização do evento.

Os reembolsos serão efetuados, deduzidas as despesas bancárias e administrativas equivalente a 15% do valor pago. Após o prazo estipulado acima não serão aceitos pedidos de reembolso ou cancelamentos.

 

SUBSTITUIÇÃO DE PARTICIPANTE

Os pedidos de substituição de participante devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 2 dias úteis antes da realização do evento.

Na realização do evento as substituições somente serão aceitas de forma completa e após a organização receber um e-mail do responsável ou superior imediato com a autorização.

A organização cobrará uma taxa de R$ 250,00 pela reemissão de crachá, em caso de perda. O respectivo pagamento deverá ser efetuado no ato da solicitação.

 

HOTÉIS PRÓXIMOS AO EVENTO:

 

TRANSAMÉRICA PRIME INTERNATIONAL PLAZA (2,5 km)

Endereço: Alameda Santos, 981, Cerqueira César,  São Paulo – SP, CEP 01419-001

Telefone: (11) 3262-6000

E-mail: rsiplaza@transamerica.com.br

Site: https://www.transamerica.com.br/nossos-hoteis/transamerica-prime-international-plaza

 

Tarifas:

SGL: R$310,00 + 5% de ISS

DBL R$350,00 + 5% de ISS

 

Acrescer 5% de ISS sobre as diárias (obrigatório) e R$ 4,45 de taxa de turismo (opcional) por apartamento, por dia.

Check-in a partir das 14h (catorze horas) 

Check-out até às 12h (meio-dia).

Inclui Internet wi-fi e café da manhã servido no restaurante;

Estacionamento não incluso na diária. Valor especial de R$ 20,00 ao dia;

Valores em sistema de adesão, sujeitos à disponibilidade na data da reserva.

 

 

HOTEL MAKSOUD PLAZA (1,5 km)

Endereço: R. São Carlos do Pinhal, 424 - Bela Vista, São Paulo - SP, CEP: 01333-000

Telefone: 0800.13.44.11 (Toll Free) ou +55 11 3145-8000

E-mail: maksoud@maksoud.com.br

Site: http://www.maksoud.com.br/

Código: FEBRABAN 9º GESTAO DE RISCO

 

Tarifas:

Executivo: R$438,04 (SGL) E R$525,44 (DBL)

Premium: R$465,04 (SGL) E R$552,44 (DBL)

King Corner: R$514,04 (SGL) e R$601,44 (DBL)

Suite Paulistana: R$589,04 (SGL) e R$676,44 (DBL)

Brasiliana: R$654,04 (SGL) e R$741,44 (DBL)

 

As tarifas devem ser acrescidas de 5,26% ISS.

Check in: a partir das 15h00

Check out: até às 12h00

As diárias incluem Wi-Fi e café da manhã servido no restaurante 150 Maksoud.

Estacionamento: R$ 45,00/diária por veículo

Valores em sistema de adesão, sujeitos à disponibilidade na data da reserva.

 

 

INTERCITY THE UNIVERSE PAULISTA (1,4 km)

Endereço: Rua Pamplona, 83 – Bela Vista, São Paulo – SP, CEP: 01405-000

Telefone: 0300 210 7700 (custo local) ou +55 11 3298-6601

E-mail: reservas@universeflat.com.br

Site: www.intercityhoteis.com.br

Código: 9º G. Risc

 

Tarifas:

Apartamento Luxo Single: R$ 300,00 +5% de ISS ao dia

Apartamento Luxo Duplo: R$ 330,00 +5% de ISS ao dia

Check-in: a partir das 14h00;

Check-out: até às 12h00 (meio-dia);

Café da manhã incluso nas diárias;

Internet sem fio nas áreas sociais e apartamentos;

Estacionamento: R$20,00 por diária.

Valores em sistema de adesão, sujeitos à disponibilidade na data da reserva.

 

 

 

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

Diretoria de Eventos FEBRABAN

eventos@febraban.org.br

(11) 3244-9860

LOCAL DO EVENTO

Centro Fecomercio de Eventos SP

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01313-020

Inscrições

Informações complementares sobre a inscrição abaixo:

Para participação em 2 (dois) dias do evento - completa:

Preços

Associados FEBRABAN

Público Geral

R$ 2.585,00

R$ 3.235,00

           

Para participação em 1 (um) dia do evento:

Preços

Associados FEBRABAN

Público Geral

R$ 1.295,00

R$ 1.620,00


A cada 10 inscrições da mesma categoria a 11ª é gratuita, válidas somente para compras em lote com 10 ou mais inscrições.

No valor da inscrição está incluso: material do evento, coffee breaks e almoços durante a realização do evento.

OPÇÕES DE PAGAMENTO
Boleto Bancário (vencimento 10 dias) e Cartões de Crédito Nacionais e Internacionais

REEMBOLSO E CANCELAMENTO
Os pedidos de cancelamento de inscrições devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 5 dias úteis antes da realização do evento.

Os reembolsos serão efetuados pelo valor líquido, deduzidas todas as despesas bancárias provenientes da transferência bancária.
Após o prazo estipulado acima não serão aceitos pedidos de reembolso ou cancelamentos.

SUBSTITUIÇÃO DE PARTICIPANTE
Os pedidos de substituição de participante devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 2 dias úteis antes da realização do evento.
Para substituições solicitadas durante a realização do evento a Organização cobrará uma taxa de R$ 250,00 pela reemissão do crachá. O respectivo pagamento deverá ser efetuado no ato da solicitação.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A inscrição contempla: material do congresso, almoço e coffee breaks durante a realização do evento.

Não inclui estacionamento.

Para segurança dos participantes e do evento será exigida a apresentação de um documento com foto na retirada da credencial. A credencial é pessoal e intransferível.

É de responsabilidade do participante o cuidado com seus objetos pessoais, tais como aparelhos eletrônicos, bolsas e pastas, por isso a recomendação é não deixar os pertences fora do seu campo de visão. Como não promove a guarda de bens, a organização do evento não se responsabiliza pela perda ou furto de objetos pessoais dos participantes.

A cada 10 inscrições da mesma categoria a 11ª é gratuita, válidas somente para compras em lote com 10 ou mais inscrições.

 

OPÇÕES DE PAGAMENTO

Boleto Bancário e Cartões de Crédito Nacionais e Internacionais

Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ)

A Nota Fiscal será rmitida após o recebimento do pagamento.

IMPOSTOS: Por determinação da lei 12.741/2012, informamos o percentual dos tributos incidentes: 12,6% (ISS Municipal 5% - COFINS Federal 7,6%)

 

REEMBOLSO E CANCELAMENTO

Os pedidos de cancelamento de inscrições devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 5 dias úteis antes da realização do evento.

Os reembolsos serão efetuados, deduzidas as despesas bancárias e administrativas equivalente a 15% do valor pago. Após o prazo estipulado acima não serão aceitos pedidos de reembolso ou cancelamentos.

 

SUBSTITUIÇÃO DE PARTICIPANTE

Os pedidos de substituição de participante devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 2 dias úteis antes da realização do evento.

Na realização do evento as substituições somente serão aceitas de forma completa e após a organização receber um e-mail do responsável ou superior imediato com a autorização.

A organização cobrará uma taxa de R$ 250,00 pela reemissão de crachá, em caso de perda. O respectivo pagamento deverá ser efetuado no ato da solicitação.

 

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

Diretoria de Eventos FEBRABAN

eventos@febraban.org.br

(11) 3244-9860

FAZER INSCRIÇÃO
Patrocinadores do Evento